Back to School ♡ Tips for a New College Student

By 11:42

Olá meninas, hoje decidi trazer-vos um tema não propriamente relacionado com beleza nem moda, mas sim trazer-vos um pouco das minhas dicas para quem se vai iniciar no mundo da faculdade ou até mesmo para quem já lá está, pois estamos sempre a aprender sucessivamente. 

A faculdade é uma nova etapa da nossa vida que nos faz crescer, mas que também nos traz outras responsabilidades e nos rouba a maior parte do tempo do nosso dia a dia. Porém, se formos responsáveis e organizados há sempre tempo para tudo. 

Vamos lá começar com as minhas dicas?

(imagem retirada do Google)

Trabalhar desde o início: Eu sei que isto pode parecer um pouco difícil, porque com a adaptação ficamos ali um pouco perdidos. Porém, acreditem que ao trabalharmos desde o início conseguimos obter melhores resultados! A verdade é que chega a uma dada altura que estamos já demasiado cansados, pelo que é necessário desde o início irmos equilibrando a coisa. 

Ter um local e material de estudo organizado: Nesta altura inicial temos que refletir sobre qual o melhor método de organização e estudo para nós. Aquilo que melhor funciona connosco. Devemos ter o nosso material organizado, porque isso facilita-nos imenso. 

Adotar a ténica dos resumos, marcadores e post-its: No secundário confesso que não utilizava nem marcadores nem post-its. Contudo, quando me iniciei na faculdade comecei a sentir-me obrigada a dar-lhes uma grande utilização, porque realmente simplificam tanto o nosso estudo. Os resumos são extremamente importantes e confesso que o melhor é fazê-los diariamente. 

Ter um Dossier grande para todas as disciplinas: Ora bem, passo a explicar. Inicialmente o que fazia era levar um dossier mais pequeno para a faculdade, onde já fazia todos os resumos. Porém, muitas das vezes temos que ser super rápidos a tirar anotações e o que acontecia era que tinha que voltar a passar as folhas a limpo. Então, comecei a adotar um sistema diferente: Levo um caderno para a faculdade, onde anoto tudo aquilo que é dado em cada cadeira e, em casa, escrevo tudo direitinho e organizado para o dossier. É já uma forma de estudar diariamente! 

Aproveitar os furos para estudar em grupo: Muitas das vezes o que me acontece é que tenho imensos furos entre uma aula e outra. Utilizem esse tempo para, juntos dos vossos amigos, adiantarem trabalho na vossa biblioteca. Acreditem que se vão sentir muito mais leves quando chegarem a casa! 

Poupar a nível económico: Almoçar por fora quase todos os dias no período de aulas faz-nos gastar imenso dinheiro e, tendo em conta o valor das propinas que pagamos, podemos poupar algum dinheiro. E de que forma? Basta adquirir uma lancheira e assim levamos o nosso próprio almoço. Para além disso, é muito mais saudável.

Não fazer noitadas a estudar: Eu sei que há imensa gente que o faz, mas a verdade é que eu não aconselho. Há determinadas alturas em que estava super stressada com trabalhos e afins e ficava até mais tarde a resolvê-los e a realidade é que chega a um ponto em que o nosso cérebro já não está a conseguir concentrar-se. Por consequência, no dia a seguir vamos estar mega cansados e não vamos prestar atenção ao que nos é dado.

Costumam colocar em prática algum destes pontos? Quais são os vossos conselhos para o regresso às aulas?



You Might Also Like

28 comentários

  1. Boas dicas, principalmente aquela de não fazer noitadas a estudar. Às vezes pensamos que é uma boa forma, mas pelo contrário :)
    Beijinho*
    The best of me

    ResponderEliminar
  2. Adorei as dicas! Também estou a pensar na técnica de levar um caderno pequenito para as aulas e depois em casa passar tudo a limpo para um dossier. Como nas aulas escrevemos tudo à pressa e eu gosto de ter tudo organizado, assim será mais simples :)


    BLOG - Vochel

    ResponderEliminar
  3. É óbvio que já não vou para a escola, a esta altura do campeonato, mas confesso que acho tão giro ler estes posts! Adorei as dicas babe!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE FAVORITOS DA ESSENCE

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas! Super úteis para quem vai agora para a faculdade, apesar de não ser o meu caso, já lá ando há 3 anos ahah
    Beijinho

    Daniela Santos Blog | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Tenho muitos colegas que fazem noitadas, mas eu não consigo... sou muito mais ágil de dia, prefiro acordar mais cedo e estudar do que ir para a cama às tantas da madrugada.

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não vou para a escola agora mas gostei das dicas :)
    Eu usava muito os marcadores, post-its e os rascunhos nem se fala!

    ResponderEliminar
  7. Muitas dicas boas e ricas. Amei...precisamos de disciplina e dedicaçao para sermos alguém na vida.
    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderEliminar
  8. Por acaso eu também nunca fui de fazer noitadas a estudar, acabava por não render nada haha. Tenho é saudades de ser estudante, isso sim! :( haha

    ResponderEliminar
  9. Bem que vou precisar das dicas daqui a duas semanas!
    Obrigada!!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  10. Dicas essenciais, tento seguir à risca! :D
    https://youtu.be/wym7zUuHbKg convido-te a assistir ao meu último vídeo (gravações no Aquashow) e a conhecer o meu canal!

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente não faço noitadas a estudar, mas sim a fazer posts para o blog e a escrever kkkk depois no dia seguinte a minha concentração é nula. Tenho de melhorar, eu sei. ;) Adorei as dicas!

    www.carolinafranco.pt

    ResponderEliminar